Idade Gestacional e Imagens Ultrassonográficas em Equinos

 

A gestação equina passa por transformações estruturais importantes e o acompanhamento ultrassonográfico permite avaliar a viabilidade do embrião.

Por este motivo, trouxemos esse conteúdo super importante pra que vocês possam salvar e conferir quando precisarem!!

De 1-10 dias ocorre a fertilização na tuba uterina, o embrião irá migrar para o útero somente aos 5 dias de desenvolvimento, onde a mórula se transforma em blastocisto. Entre o 10-16° dia de desenvolvimento a vesícula embrionária se torna visível por ultrassonografia como uma estrutura anecóica (“preta), de formado esférico e com diâmetro de 3-4 mm. É ainda durante este período que o embrião se movimenta pelo útero, sendo essa migração essencial para o reconhecimento materno da gestação.

 

 

Com 17 – 24 dias a vesícula cresce para 25-30 mm e é nesta fase que ocorre a fixação do embrião no útero, ficando ligeiramente irregular. Aos 20 dias ele pode ser detectado no polo ventral da vesícula como uma pequena estrutura ecofênica (“cinza/branca”).

 

 

A partir dos 25-30 dias o embrião já é facilmente identificado na vesícula e cresce rapidamente de 3-5mm para 6-7mm de diâmetro. Além disso, nesta fase, é possível detectar o batimento cardíaco para confirmar a viabilidade gestacional.

 

 

Já com 31-40 dias o embrião apresenta-se mais desenvolvido, com sinais de organização corporal e maior definição dos batimentos cardíacos, além de já possuir mais de 10mm.

É aos 35 dias de gestação que os cpalices endometriais começam a se formar no útero e produzir gonadotrofina coriônica equina – ECG ( responsável pela formação dos corpos lúteos acessórios).

 

 

A partir dos 41 dias a organogênese começa a avançar e dar maior definição para a cabeça, brotos dos membros, cauda e olhos (estruturas hiperecoicas na cabeça), além de já medir mais de 20mm.

Agora a placenta também começa a se estabelecer e se tornar a principal fonte nutricional.

 

 

Abaixo deixamos uma tabela sintetizando todas essas informações que marcam este início do desenvolvimento fetal equino:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.